terça-feira, novembro 08, 2005

HORACE ANDY em Lisboa e no Porto



18 de Novembro, Clube Lua



19 de Novembro, Casa da Música

segunda-feira, novembro 07, 2005

domingo, novembro 06, 2005

Zapping: ISO 800

Hugo Amaral, colaborador do site Divergências, e que também já participou numa reportagem do giradiscos (Ghost in the Machine, Santiago Alquimista, Abril 2004), tem desde Junho um blog em que expõe o seu trabalho.

Zen
Bizarra Locomotiva
Mão Morta

Parabéns, Hugo!

quinta-feira, novembro 03, 2005

The Rough Guide Book of Playlists

Confesso, sou um maníaco por listas. O melhor de, os 10 +, os mais vendidos, os piores, mais ouvidos e mais lidos, top's e etc's, que dizem tudo e acabam por não dizer nada. Mas acho-lhes graça.

Podem até nem traduzir valores ou quantidades, e ser apenas a lista de discos preferidos, os melhores livros, os filmes em que chorei (ou aqueles em que adormeci). Ora, se num só livro (de bolso) juntarmos 500 dessas listas, é o delírio total.

Dos senhores que nos trouxeram o guia das Teorias da Conspiração, os Top 11 de tudo o que tem a ver com o Chelsea FC ou um mapa da Islândia, chega-nos agora o The Rough Guide Book of Playlists.

A ideia por detrás deste livro é a de que a revolução MP3 fez mudar a nossa maneira de ouvir música (e com razão): há bem pouco tempo, em conversa com amigos 10 anos mais novos, incluí-me na geração discman, e continuo a ter o hábito de escolher, antes de sair de casa, um ou dois álbuns para ouvir durante o dia; eles tinham umas máquinas estranhas com o quinto do tamanho para as quais tinham descarregado músicas, e discutiam o tamanho da memória desses aparelhos. Também cresci com o hábito de fazer compilações, mas a ideia final era gravá-las em cassete, e mais tarde em cd, e assim obter um disco, um objecto final e definitivo. Hoje, é tudo mais mutável.

Como todas as ideias se podem converter em livro, surge este guia de listas de músicas, no qual podemos encontrar selecções de canções de centenas de bandas e músicos, as escolhas de músicos convidados e também compilações associadas aos mais estranhos temas, como por exemplo a lista "Book I read", na qual encontramos "Wrapped up in books", dos Belle & Sebastian, e "I am the sub librarian" dos Piano Magic.

Como amostra, fica aqui a playlist que Tom Waits elaborou para publicação neste livro:

- In the Wee Small Hours of the Morning (de Frank Sinatra, do álbum In the Wee Small Hours)
- Dee's Diner (Colonnel Les Claypool's Fearless Flying Frog Brigade, do álbum Purple Onion)
- The Delivery Man (Elvis Costello and The Imposters, do álbum The Delivery Man)
- I Should Care (Thelonious Monk, do álbum Solo Monk)
- I Just Want to See His Face (Rolling Stones, do álbum Exile on Main Street)
- Jesus Blood (Gavin Bryars, do álbum The Sinking of the Titanic)
- Dirty Old Town (The Pogues, do álbum Run Sodomy and the Lash)
- Lucille (Little Richard, do álbum The Specialty Sessions)
- Circling Pigeons Waltz (Texas-Czech, do álbum Bohemian-Moravian Bands)
- Nessun Dorma (Franco Corelli with the Rome Opera Theatre Orchestra & Chorus)

Nota: este artigo, por razões óbvias, tem direito a dupla publicação.