sexta-feira, julho 02, 2004

Alanis Morissette, Aveiro 24.Jun.04

Para nós foi uma surpresa a quantidade de pessoas que assistiram ao concerto de Alanis Morissette, na última sexta-feira, em Aveiro. Porque estávamos fora do circuito normal dos concertos e festivais; porque há um Europeu de futebol a absorver todas as atenções e energias; porque a divulgação foi fraca. Brincando com este último aspecto, no caminho para lá falávamos de quantas dezenas de pessoas estariam no recinto para assistir ao regresso da cantora canadiana a Portugal...

Chegámos ao local já noite dentro, e apesar de às 22h (hora prevista para o início do concerto) o ajuntamento perto do palco não ser muito grande (pelo menos em comparação com outros grandes concertos), muitos ainda esperavam a sua vez de entrar. Não deu para ter uma percepção do número, mas outros relatos dizem que estavam lá 7 mil pessoas! Aveiro em peso está claro, meia Lisboa, outro tanto do Porto, e alguns estrangeiros, em particular espanhóis, já que esta foi a única paragem da digressão em território ibérico.

Não menos surpreendente foi a própria Alanis. Surgiu toda de branco, angelical, com um novo corte de cabelo, mais fresco, mais “fashion”, mais «O Sexo e a Cidade». Surpreendeu pela postura contida, mais segura, em comparação com apresentações anteriores. Postura essa que de certa forma se adequou a um público de cariz mais familiar, mas que se mostrou à altura, principalmente nas músicas mais conhecidas.

E as mais conhecidas serão sempre as do álbum que deu a conhecer Alanis ao mundo, o já distante “Jagged Little Pill” que naquela noite fez as despesas da casa, com “Head Over Feet” e “You Oughta Know” em destaque e a entusiasmar a assistência. Este é no entanto tempo de promoção ao novo álbum "So-Called Chaos", apesar de só o single “Everything” ter merecido recepção tão entusiasta, com o público a não acompanhar todas as outras. Ou como dizia uma jovem mesmo atrás de nós, enquanto falava ao telemóvel durante “Front Row”, a canção que inicia o álbum “Supposed Former Infatuation Junkie”: «eu ligo-te outra vez quando ela tocar uma mais conhecida”...

“Uninvited” encerrou o alinhamento e provocou um dos momentos mais intensos, antes dos dois encores, com “Ironic” no ponto mais alto da noite, e a despedida ao som de “Thank U”, agradecendo a recepção, apesar de tudo calorosa, deste início de digressão.

Encontrámos em Aveiro uma Alanis Morissette mais segura e controlada. Ou a história de uma menina revoltada que deu lugar a uma mulher madura.

alinhamento:
eight easy steps
21 things i want in a lover
right through you
hands clean
not the doctor
this grudge
head over feet
spineless
you oughta know
front row
so unsexy
knees of my bees
you learn
uninvited
________________

everything
hand in my pocket
________________

ironic
thank u

Texto: Astianax & Dracul / Fotos: On Line News - Aveiro, Dracul.

Sem comentários: