segunda-feira, julho 26, 2004

Festival Tejo: dia 1

ZedIsANeonLight


Coube aos ZedIsANeonLight abrir o Festival Tejo. E a escolha dificilmente seria melhor. Com meia hora de atraso e com o ainda pouco público a cirandar pelo recinto, os ZedIsANeonLight abriram com «C.A.T.S.» e «Give You My (Love)» para que se espalhassem sons familiares que trouxessem espectadores para a boca do palco. E a fórmula resultou.  Quando este chamamento terminou, a banda já tinha audiência para apresentar três temas novos, que soaram ainda mais dub e frenéticos que o primeiro álbum. E a recepção a esta antevisão a um futuro 2º disco foi bastante positiva. O público dançou, aplaudiu e pareceu extremamente agradado. Como forma de agradecimento, os ZedIsANeonLight voltaram ao familiar, e terminaram a actuação com «Romeros», ainda a tempo de o público dirigir-se ao palco principal e gozar Dealema.

O grande destaque vai para o acompanhamento que um dançarino/bailarino (será ele o Zed?) deu à banda, em palco, durante grande parte do concerto. Com um olhar e movimentos alucinados, ele deu um espectáculo dentro do espectáculo.

Dealema

Os Dealema tiveram a responsabilidade de inaugurar o palco principal do Festival, quando ainda não estavam muitas pessoas no recinto, num dia em que grande parte do público que ali se dirigiu o fez para ver e ouvir os cabeças de cartaz.
Mesmo assim, e como lhes é reconhecido, conseguiram animar e pôr a mexer todos os que ali se encontravam, afirmando-se e confirmando-se como mestres do hip-hop vindo do Norte, de sotaque marcado e personalidade vincada.

Foram eles os primeiros a lembrar Carlos Paredes, assim como muitas outras bandas o fizeram ao longo do Festival, aqui homenageado através de «Fado Vadio». Como já vem sendo habitual, os espectáculos dos Dealema trazem um brinde, e Marta Ren (vocalista dos Sloppy Joe) subiu ao palco para acompanhar os 4 MC's em 2 músicas. O colectivo teve ainda oportunidade de apresentar uma música nova, já em encore, com um "façam barulho!" repetido até à exaustão, o público a retribuir e a dar como ganho o início de noite, depois da festa que os Zedisaneonlight já tinham dado anteriormente.


Plástica


Quando voltei a olhar para o palco secundário fiquei alguns minutos a tentar decidir onde encaixar aquelas quatro figuras. Se não soubesse que eram os Plastica, diria que era alguma «All-Star Band», que reunia elementos de quatro bandas diferentes, principalmente o baixista, que parecia perdido no heavy-metal late eighties, e o vocalista, que parecia acabadinho de sair de um teledisco dos Primal Scream. Ainda assim, esperei para ver se os Plastica soavam melhor ao vivo do que no leitor lá de casa. Não soaram.

A banda apresenta um som muito brit, user-friendly, com riffs «pseucadélicos» e refrões básicos, e uma voz de "não-sei-se-quero-ser-Liam-Gallagher-ou-Richard-Ashcroft", e uma passividade muito irritante. Ainda assim, o público (aquele que estava lá bem à frente) parece ter gostado da actuação, que contou com temas do novo álbum, como «Bugs & Astronauts», «Radio Energy» ou «Around», e no fundo, isso é que interessa, que haja alguém que goste.

Yellow W Van



Loosers
Quando no final da 2ª música, vimos um técnico de som a fazer indicação aos músicos que apenas iam tocar mais uma, ficámos tão surpreendidos como aliviados. Ainda agora não sabemos a que se deveu tal decisão: o atraso de uns 40 minutos no alinhamento das bandas não justificaria tanto; daí a (não existente) reacção do público aos sons que se iam ouvindo ter ficado como a explicação mais plausível, mas apresente-se quem saiba dizer mais.

Os Loosers dizem-se possuidores de um som «embebido de distorção e dissonância dançante». Eu diria que é apenas isso.
O erro de casting do Festival.


Xutos & Pontapés


Alinhamento:
- Pr'a Ti Maria
- À Minha Maneira
- Desejo
- Pequeno Pormenor
- Zona Limite
- Mãe
- Enquanto a Noite Cai
- O Jogo do Empurra
- O Mundo ao Contrário
- As Cartas de Maria
- Circo de Feras
- Não Sou o Único
- Ai Se Ele Cai
- Vida Malvada
- Dia de S. Receber
- Chuva Dissolvente
- Homem do Leme
- Contentores
- A Minha Casinha

Texto: J (ZedIsANeonLight, Plastica, Xutos & Pontapés), Dracul (Dealema, Loosers) / Fotos de arquivo: Zona Música, Dealema, Rui M Leal, Yellow movement, Loosers, Xutos & Pontapés.

Sem comentários: