terça-feira, julho 27, 2004

Festival Tejo: dia 2

Spelling Nadja
No dia anterior tínhamos ficado convencidos que o programa de concertos afinal tinha início marcado para as 21h30, meia hora depois do previsto. Daí que no Sábado, eram precisamente 21 horas, ainda passeássemos pelo recinto quando começámos a ouvir música (ao vivo) vinda do palco secundário. Logo acorremos para perceber que os Spelling Nadja já tinham iniciado a sua actuação,
que por momentos decorreu sem assistência.

Os poucos que ali se juntaram para acompanhar o anoitecer ao som deste sexteto só podem ter ficado maravilhados. Interpretando temas do seu álbum de estreia, "Winter Days", os Spelling Nadja cativam pelas canções quase de embalar, algures entre as histórias de desencontros nascidos da voz de Nádia e o cenário melancólico proporcionado pelos músicos que a acompanham. «Secret nights», «Given like a bless» e «I feel strange tonight» transportam-nos a esse mundo de sonhos e danças, que deixam no ar um "até à próxima".


Loto
Prosseguindo a digressão de promoção ao primeiro álbum , os Loto mostram-se agora com cinco elementos em palco e com o andamento de vários meses de estrada. Num alinhamento que deixou de fora «Good Feeling», todo o destaque foi para o álbum «The Club», e se havia quem ainda não conhecesse a onda musical destes jovens, um concerto destes elimina qualquer dúvida.

«Future Retro», «Disco Exotica» e «Back To Discos» levam-nos de volta ao disco-sound, toda a gente salta, toda a gente alegre, it's a «Celebration». E seria ainda por mais um pouco, mas a anunciada próxima canção ficou por tocar, já que por esta altura os Loto foram convidados a sair de palco. O espectáculo tem de continuar.




Hipnótica


Mesa


Plaza



Clã
À 2ª começa a tornar-se um padrão: depois de ter ficado deslumbrado com a actuação no Super Bock Super Rock, a esta não pode fugir o título de melhor de todo o Festival Tejo. Aqui pude finalmente vê-los com o espaço e tempo merecidos, assumindo a sua mais que natural posição de cabeças de cartaz. E que venha a concorrência, que este curioso Clã não tem medo de ninguém.


É certo que o povo ainda não conhece bem o último "Rosa Carne", mas isso não os intimida, e metem as suas músicas cá fora como se já as ouvíssemos pela 100ª vez, com o "Carrossel dos Esquisitos" a dar o tom de festa logo de início. "Madalena em Contrição", "Eu Ninguém" e "Uma Mulher da Vida" repetem o alinhamento do álbum e não deixam ninguém descansar, já que a seguir vem o momento alto da noite, quando todos começam a "Dançar na Corda Bamba" no que mais parecia um orgasmo colectivo. E ainda íamos a meio...

A maior surpresa (mesmo estando à espera sabe sempre a boa surpresa) veio dos Ornatos Violeta, quando do palco ouvimos as primeiras linhas de "Capitão Romance" e metade da assistência começa a cantar. Viva os Ornatos! Em festa até ao fim, com direito a 2 encores e um corajoso "Cáuboi Solidário" a fazer as despedidas, os Clã mostram-se no melhor momento de forma de sempre, e será um crime não passarem por eles na digressão que os vai ver por todo o país até Setembro. Por mim, até já :)

Alinhamento (com 2 encores):
GTI (Gentle, Tall & Intelligent)
Carrossel dos esquisitos
Curioso Clã
(?)
O Problema de Expressão
Madalena em contrição
Eu ninguém
Uma mulher da vida
Dançar na Corda Bamba
H2omem
Sangue Frio
Capitão Romance (Ornatos Violeta)
Aqui na Terra
Competência para amar
Fahrenheit
Crime passional
O Sopro do Coração
Topo de gama
Caubói Solidário



Fotos: Tony, Dracul & Corvo; Rapariga do Mercado Negro (2ª Loto).

Sem comentários: