terça-feira, janeiro 19, 2010

Fiona Apple - Tidal


Os "posts" anteriores fizeram lembrar-me o modo como conheci esta senhora.

Encontrei-a numa loja que, est lasse!, devia ser num centro comercial, pois não me recordo qual era e nas minhas memórias não encontro indicador algum que a destaque de tantas outras. A única referência que lembro com maior vivacidade, razão que me levou a entrar no estabelecimento comercial, é da palavra "PROMOÇÕES" em letras garrafais de cor verde fluorescente.

Mas adiante...

Quando entrei na loja ouvia-se o que mais tarde vim a descobrir ser "Slow Like Honey". Encontrei promoções fenomenais para a altura, mas aquela melodia... aquela voz... movia-se "como mel" em meu redor, envolvendo-me num som doce, profundo, lento, espesso, abundante.

Deambulei pelas promoções pelo menos durante mais o tempo da música seguinte (na ordem do CD), mas chegando a meio do "Never Is A Promise", estava mais que conquistada. Estava "melada".

Todas as promoções ficaram eclipsadas por Fiona Apple. Aquele album (Tidal) tinha de ser meu, fosse qual fosse o preço! Foi a minha única compra nesse dia e que mais gozo me proporcionou durante muito tempo depois disso.

Não acredito em "amores à primeira vista" mas este é sem dúvida um "amor à primeira escuta" e que dura até hoje. "Slow Like Honey" e "Never Is A Promise" continuam a levar-me para mundos muito pessoais e distantes... ou talvez não... Talvez não tão distantes e mais interiores.

A título de curiosidade, para além deste, esta mocinha tem apenas mais um trabalho ("When the Pawn") distribuído nos mercados musicais, também ele encantador para não dizer brilhante. Um terceiro trabalho foi produzido em 2003 ("Extraordinary Machine"), mas nunca foi distribuído pela Sony que alega, segundo consta, "não existir um mercado que justifique os custos de promoção e distribuição", apesar de os anteriores terem atingido a platina nos EUA.

E depois dizem que o formato mp3 como forma de distribuição e divulgação musical é um perigo! Aqui está um bom exemplo do que se podia fazer com meios alternativos aos habituais sem que com isso se prejudique artistas, editoras, etiquetas, produtores, etc. A questão da pirataria? Sempre houve! Quem não se lembra de encontrar as cassettes piratas em qualquer feira popular ou mercado tradicional... Mas isto já é outra história!

publicado originalmente pela musikfreak no blog Os Discos das Nossas Vidas, a 17/Julho/2005, mereceu os seguintes comentários:

Dracul disse...
«It's my big secret - Keeping you coming
Slow like honey, heavy with mood

Though dreams can be deceiving
Like faces are to hearts
They serve for sweet relieving
When fantasy and reality lie too far apart»

Dizia ela assim quando tu entraste nessa loja.
Este sim, é um disco que me diz muito, e só não o considero um dos discos da minha vida, porque o tal outro disco brilhante de Fiona Apple, When the Pawn, entrou primeiro na minha vida e foi o que mais me marcou. Há-de chegar a hora dele :)

Kraak/Peixinho disse...
Não conhecia tal dama. Mas pelo que pude ouvir lembra-me um pouco Alanis Morissette. Possível? Isto é fixe pq alargamos os nossos horizontes em termos musicais. Estou a curtir este blogue.

:)

Dracul disse...
Sim, essa comparação até tolero :)
no sentido em que ela põe muitas marcas pessoais nas letras das músicas, passa aquela imagem de rebeldia, de independência.
Mas é claro que gosto muito mais da Fiona :) talvez por só estarem disponíveis estes 2 discos, ela tenha conseguido resguardar mais a sua imagem, e até a sua música. É uma das minhas damas preferidas :)

musikfreak disse...
Em termos da comparação, concordo com o Dracul quando se refere ao cunho pessoal de cada uma das senhoras. O registo musical é diferente. Mas gosto muito das duas: aliás Alanis Morissette vai ser capítulo dos próximos episódios também. Acompanhou-me em alturas em que queria ser uma "rebelde" mas faltou-me a coragem ou desprendimento pelas coisas mais mundanas para tal. Assim fiquei só uma gaja muita maluca sem contexto coerente como o da Alanis!
E eu também estou a curtir este blogue!

J disse...
Eu sei que estou a falhar... So falto eu para completar o leque dos revivalistas... Mas a 1£ cada 15 minutos de internet, havia de sair bem caro um post decente!!

Mas "me aguardem", que hei-de aparecer em toda a forca (sim, sim, nao acentos nesta terra)

musikfreak disse...
Força J. Estamos expectantes!

astianax disse...
Pois é, mas a Alanis também já não é o que era. Desde que cortou o cabelo então...! Daqui a meia dúzia de anos estamos a ouvi-la em duetos com a Celine Dion!!!

astianax disse...
Bom, não. Com a Celine Dion não. Não vale a pena ser tão cruel. Mas com a Shanya Twain ( será assim que se escreve esta porcaria deste nome!?)...

musikfreak disse...
Asti miguito: deixa lá que entre a Celine e a Shanya... shanaia...xana...(realmente que noia de nome)... entre uma e outra que venha o diabo e...
...e leve as duas! Por favor!!!!!

musikfreak disse...
E também concordo que o inicio do trabalho da Alanis era bem melhor.
Este último trabalho já não o ouço com a mesma frequência.

Kraak/Peixinho disse...
J, naum sei se já reparaste que estão 6 capas de CD no side-bar à espera para serem postadas, hehe. Andamos todos à espera que postes o teu 1º disco da tua vida, LOLOL.

Come back from Scotland. You pay less here.

Scottish Hugzzz to you and Dracul & MskFrk

Dracul disse...
Mas num é preciso haver uma ordem: gosto de blogs colectivos precisamente porque assim evita-se períodos mortos, quando uns estão na pausa, os outros deixam correr a veia (literária).
Pus as capas de Pearl Jam e de Nick Cave a pedido do Jota, que quando voltar das Highlands dará conta do recado. Enquanto isso, giramos nós :)

Alexandre Narciso disse...
Estás aqui a criar um bom blog Music! Boa continuação.
*A

Kraak/Peixinho disse...
Dracul e MskFrk :) Então hoje à noite se calhar vou girar os The The. Hehe :)

musikfreak disse...
Boa Kraak! Manda postas!
Ficamos a aguardar os "The The".

musikfreak disse...
Obrigada Alexandre.
Mas o motivador deste trabalho foi o nosso amigo Dracul. Saiu tudo da cabecinha dele. Ele é que é um amigalhaço e convidou-nos a participar. E estou muito contente por isso. Um abraço.

gonn1000 disse...
É uma boa cantora/compositora, e finalmente editará o novo disco em breve :D

Hyug Badox disse...
Fiona rules !!!

O mais recente "Please, Please, Please" é ela, imutável e sempre nova.

Se me tirarem o "Shadowboxer", sei que vai doer.

Dam disse...
Oh, Tidal com toda certeza está entre os álbuns mais perfeitos de todos os tempos, e isso nem está em discussão (rs), Confesso que para a primeira vez que ouvi Fiona torci o nariz... era Criminal, não demorou muito pra Ouvir a segunda, The First Taste, desde então Fiona Apple se tornou uma das artistas mais importantes pra mim, e me fez adotar a "segunda chance" como lição pra vida.

1 comentário:

M. disse...

a fiona conquistou-me~. foi arrebatador, dura até hoje e o never is a promise desfaz-me.
dava tido para ve-la ao vivo