terça-feira, janeiro 05, 2010

Holly Cole - Temptation

A partir de hoje, vamos colocar aqui os posts que foram originalmente publicados no blog os Discos das Nossas Vidas, de modo a encerrá-lo e concentrar as nossas atenções musicais aqui no giradiscos. Estes posts poderão ser aqui encontrados em conjunto clicando no tag respectivo.


Quando me ofereceram a minha primeira aparelhagem (e única até hoje), o acto de comprar um cd ainda continha algo de mítico. Não havia gravadores, ainda não conhecia o mundo das lojas em segunda mão, e os conceitos de saldo e de desconto eram muito relativos.

Com um universo cujos limites não se estendiam muito para lá do bairro de Benfica, a loja da Valentim de Carvalho do Fonte Nova era a referência, apesar de (já nessa altura) os preços não serem muito atractivos. Foi assim que, para minha alegria, descobri uma pequena loja, situada a meio caminho entre a VC e o meu terminal de autocarros, onde os preços eram geralmente mais baixos, às vezes chegando a diferenças de 500$!

Miúdo que era, com uma colecção de cd's ainda mínima e pouco dinheiro para gastar, mesmo assim era estranhamente influenciável. E num desses dias, uma coluna de crítica musical da revista Visão chamava a atenção para um disco novo de Holly Cole, cantora canadiana pouco divulgada em Portugal. Apesar de decerto vir referido no artigo que o disco era inteiramente composto por versões de músicas de Tom Waits, como eu não fazia a mínima ideia quem era o senhor, decerto que não foi isso que me convenceu. Só sei que houve uma certa frase, que referia ser este um disco ideal para ouvir numa noite de Inverno em frente à lareira, que me ficou na mente até hoje.

Lá fui à "minha" loja que, mesmo sendo tão pequena, tinha uma muito boa selecção de discos disponível, e encontrei a Holly. Interpretado pelo The Holly Cole Trio, com Aaron Davis no piano, David Piltch no baixo e percussão, e Holly Cole na voz, este Temptation é um dos discos da minha vida. A loja de discos continua pequena, mas deixou de vender músicas e sonhos, apenas bolinhos e cafés.

Bem vindos às nossas memórias musicais.

publicado originalmente no blog Os Discos das Nossas Vidas, pelo Dracul, a 12/Julho/2005, mereceu os seguintes comentários:
Adryka disse...
Coisas dos novos tempos. Beijo

musikfreak disse...
Não conhecia! Fui ouvir um bocadinho na net. Se a Lara Fabian tivesse um som mais Jazzado cantava assim, n'est pas? E... esta agora... será que toda a gente tem uma versão do "Fragile"?
Adorei a história... e fizeste lembrar-me de uma ou outra que já tinha esquecido e que também ficaram irremediavelmente associadas a determinadas músicas... mesmo que nem gostemos particularmente da musica em questão. :)

Dracul disse...
Encontraste a casa ideal para delas falar :)
Agora essa de esboçares uma comparação entre a Holly e a Lara Fabian é que não me cai nada bem... :P Para dizer a verdade nunca tive curiosidade em ouvir outros discos desta moça, talvez por o encantamento por este disco ser tão grande que não quis correr o risco de me desiludir :)

Kraak/Peixinho disse...
Tb não conhecia! Aliás, ainda não conheço! Tenho que ir ouvir um bocado na net, como a Musikfreak fez. Porém, fiquei um pouco à toa quando se fez a comparação com a Lara Fabian :P LOLL. Dracul, tb não tenho curiosidade nenhuma em ouvir os CD's dessa dama.
:)
--> Holly Cole a investigar. Holly Cole rules!

musikfreak disse...
Ok miguitos... Não me interpretem mal... Também não sou adepta da Lara Fabian. Só estou a dizer que me fez lembrar esta cantora. Às vezes acontecem estas associações mentais nem sabemos muito bem porque. Como disse eu própria tenho músicas que se não estivessem associadas a determinados acontecimentos também as não ouvia à partida.Mas adiante...
Amanhã vou postar uma história que as vossas me recordaram. Um abraço aos dois e fiquem bem.

alexia disse...
Hoje "meteram-me" à socapa na mala o the best of holly cole que confesso desconhecia. Assim que o comecei a ouvir senti que podia ser um dos discos da minha vida e numa pesquisa frenetica acabei por vir aqui parar. Não fazia sentido comentar outro post...até porque ha realmente alturas em que o autor do blog o deixa "morrer", algo com o qual tb sinto afinidades:).
Pronto...nada de relevante a acrescentar a não ser que a preguiça as vezes é uma empata...descobertas:)

Sem comentários: